sábado, 4 de dezembro de 2021

Técnica vocal de canto lírico e popular para crianças e adultos! A técnica vocal que empregam os melhores vocalistas do mundo!

 "Com a Voz no Foco"

A voz é o som básico produzido pela laringe, através da vibração das pregas vocais. As
pregas vocais só vibram ao dizermos as vogais.
Os principais órgãos do aparelho fonador são: sinus, palato duro, palato mole, maxilar, língua, laringe e pregas vocais. (As pregas vocais estão situadas dentro da laringe).
Os principais órgãos do aparelho respiratório são: boca, fossas nasais, traquéia e pulmão. Auxiliam o aparelho respiratório durante a inspiração e expiração do ar: as costelas inferiores, o músculo do diafragma (abaixo do pulmão) e a pélvis (abaixo do diafragma).
          Conceitos de respiração intercostal, "apoio" e "coluna" de ar e exercícios:

1 - Respiração intercostal, profunda: 
Inspirar (respirar) com nariz e boca.
Enquanto os pulmões são preenchidos de ar, precisamos senti-los expandir entre as costelas inferiores que se abrem e também na região lombar (parte carnosa aos lados da espinha dorsal; nas costas).
Tenha cuidado com a respiração excessiva, produto da pressão sub-glótica; ou seja, ao ocupar de ar toda garganta, temos a sensação de asfixia e estrangulamento. Isto impede a livre vibração das pregas vocais.
      2 - "Apoio" diafragmático e "coluna" de ar: 
     O diafragma é um músculo abaixo do pulmão que,             contraído, pressiona-o para cima fazendo acelerar a saída de ar, auxiliando na livre vibração das pregas vocais. 
Para favorecer a "coluna" de ar deve-se contrair a região pélvica à região abdominal na altura do estômago (veja o primeiro gráfico da pg. 1), contraindo e encolhendo essa região durante a... CONTINUE LENDO EM: http://tecnicantar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário