terça-feira, 19 de outubro de 2021

Escolania de Niños Cantores de Montserrat


A Escolania de Montserrat 
é uma das escolas mais antigas de música na Europa. Até o século 13, um pequeno grupo de meninos já estavam servindo na abadia beneditina de Santa Maria de Montserrat e no Santuário de Nossa Senhora de Montserrat através do canto coral litúrgico e de diferentes instrumentos musicais. Foi daí, então, que foi constituída a escolania. Ao longo dos séculos, muitos compositores e artistas notáveis surgiram  da Escolania de Montserrat.
Sob a direção e ensino (1953-1997) do padre Ireneu Segarra i Malla, a Escolania tornou-se internacionalmente reconhecida em uma escala maior, registrando muitos CDs, participando de festivais, bem como turnês em muitos países, como: Rússia, Holanda, Porto Rico, Hungria, Suíça, Alemanha, Bélgica, França, Itália e Polónia, bem como muitos concertos na Catalunha.
Ao longo deste tempo, tem colaborado com uma variedade de orquestras, como a Orquestra de Cadaqués , Ducis Musica Brabantiae da Holanda, a Sinfônica de Barcelona e Nacional Catalunha Orquestra , Concerto Le des Nations e Capella Reial de Catalunya La, a Orquestra de l'Academia del Gran Teatre del Liceu, e a Orquestra Nacional de Cambra d'Andorra.
Hoje em dia, o Escolania é constituído por mais de 50 crianças e jovens, variando entre 9 e 14 anos de idade, provenientes em especial de toda a Catalunha. Os estudos em Montserrat cobrem os últimos anos de escola primária e os primeiros anos do ensino secundário, aliados aos estudos de música. Cada corista tem dois instrumentos: o piano e um outro instrumento de sua escolha. Todos os alunos recebem aulas de música em sala de aula. Hoje, o objetivo do Escolania como no passado, é a participação diária na oração litúrgica no Santuário e cantar diante os peregrinos que vêm de todo o mundo. Eis um dos objectivos que a Escolania tem para divulgar a música sacra.
visite o site: http://www.escolania.cat

Nenhum comentário:

Postar um comentário